Adaptação escolar – um momento de aprendizagem para pais e filhos

Após ter levado em consideração as inúmeras questões que envolvem a escolha da escola, que tal listar todos os pontos positivos dessa escolha para sentir a segurança necessária e aproveitar esse momento único com o seu filho? Afinal, um bom começo já é metade do caminho.

Não há receitas, mas essa segurança ajuda a criança, a família e a equipe de profissionais, que passa a ser um novo grupo social importante do qual a criança participará e que, sem dúvida, marcará a sua vida. Por sua vez, o papel de quem recebe essa criança é de grande valor para garantir o sentimento de segurança do pequeno assim como a qualidade do tempo que ele permanecerá  na escola.

No caso dos bebês, mostrar tranquilidade é fundamental e quanto mais confiantes e seguros os pais estiverem, mais positivo será para todos os envolvidos no processo de adaptação. A sinceridade ao relatar as informações sobre os hábitos do bebê fará com que os profissionais aproximem a rotina na escola à rotina familiar. Isso evitará mudanças que possam causar desconforto ou insegurança no pequeno.

Algumas famílias optam por iniciar a vida escolar da criança após os dois anos de idade por julgarem que nessa fase ela já é capaz de se defender e relatar o que acontece na escola. Nesse caso, é importante salientar que o discurso desses pais, feito muitas vezes na frente da criança, dará ao pequeno  motivos para que ele não deseje sair do seu ambiente, ou seja, da sua zona de conforto.

Devemos ressaltar que disputar a atenção, os brinquedos e materiais e espaços auxilia no desenvolvimento social uma vez que vivemos em grupos e buscamos agir de acordo com nossos interesses. Profissionais formados e bem preparados farão as interferências e orientações necessárias a fim de solucionar os conflitos que surgirem. Por isso, a importância de uma escola que prime pelos valores éticos e morais e regras de convivência embasadas no respeito mútuo. Assim, é imprescindível que os pais confiem plenamente na escola que escolheram para seu filho.

Orientamos, ainda, que os pais estejam atentos e demonstrem interesse a tudo que o filho relata sobre os acontecimentos na escola. As famosas frases “   Como foi hoje na escola?” ; ”O que você fez?”, estimulam a criança a descrever fatos e situações e o ganho é imensurável. A família deve interagir, evitando críticas ou julgamentos precoces.

O acolhimento para alunos novos no Ensino Fundamental faz parte da cultura das melhores instituições de ensino. Muitas delas o fazem, inclusive, antes do início do ano letivo para que os novos alunos sintam-se seguros e confiantes antes mesmo do início das aulas.