Nós, do Colégio Itatiaia, acreditamos que a finalidade básica da Educação Infantil é o desenvolvimento integral da criança em seus diferentes aspectos, respeitando suas limitações e explorando seu potencial. É importante, portanto, trabalhar a expressão sensorial, motora e simbólica de diferentes formas com atividades significativas e enriquecedoras para a sua vida. É fundamental propiciar oportunidades e estímulos variados para que a criança seja atuante dentro do processo de educar.

A criança necessita expressar tudo o que vê e vive, desenhando, pintando, cantando e, principalmente, brincando. Brincar é tão sério para ela como trabalhar é para o adulto. Ao brincar, ela descobre o mundo, vivencia normas e regras, experimenta sensações, defronta-se com desafios e problemas.

Brincando, ela experimenta novos caminhos, aprendendo a confiar, raciocinar, persistir. Busca soluções e obtém informações e respostas. Dessa forma, ela exercita e aperfeiçoa suas capacidades e habilidades.

É também nas brincadeiras que a criança aprende a perder e a conviver socialmente, iniciando o processo de desenvolvimento social, identificando-se como cidadão.

O Colégio Itatiaia pressupõe um espaço investigativo onde a criança avalia os resultados de sua ação, simulando, fazendo tentativas, formulando hipóteses, comparando resultados, estimulando, assim, a autonomia e a iniciativa. Acreditando nesse modelo de educação, o colégio prioriza o espaço do Brincar. Porque criança que brinca é criança saudável.

É brincando com a natureza, por exemplo, que ela vai aprender a reconhecer diferentes texturas (areia, barro, água, grama), identificar horas do dia (manhã, tarde, noite), conhecer cheiros e sensações. É importante para a criança que mora nas grandes cidades, rodeada de prédios, carros, asfalto, vivenciar experiências em contato com a natureza. As brincadeiras que sujam são muito saudáveis e ajudam no desenvolvimento e no equilíbrio emocional.

Sabemos que muitos familiares, ao pegarem seus filhos no colégio, surpreendem-se com aquele uniforme “sujo”. Afinal, que sujeira é essa? Ela é o registro da criança que corre, rola, sobe e desce. Da criança que brinca e interage com o meio em que vive. E quanto mais ela se movimenta nos primeiros anos de vida (dos 0 aos 6 anos), maior é o estímulo cerebral que recebe. Assim, é importante que os pais reflitam sobre o significado daquela sujeira

Então, famílias, não esqueçam: brincar sim, brincar sempre!