Proporcionar uma alimentação saudável na escola é contribuir para o desenvolvimento e crescimento do aluno. A escola tem grande importância na formação de hábitos salutares, pois é nesse ambiente que a criança passa boa parte do dia. Acreditamos que estimular os pequenos a consumirem alimentos sadios é essencial para evitar doenças futuras.

O Colégio Itatiaia oferece uma alimentação balanceada, contendo todos os nutrientes necessários para que a criança cresça sadia e adquira hábitos saudáveis.

A partir do maternal II ensinamos as crianças a organizarem as mesas e servirem-se sozinhas. Proporcionamos um ambiente propício para que consigam fazer o uso correto dos utensílios enquanto se servem. Instigamos a colocarem um pouco de tudo na elaboração do prato, estimulando-as a experimentarem diferentes sabores e texturas. Essa prática faz com que elas se sintam autônomas e satisfeitas. Dessa forma, não se sentem forçadas a comer e o desperdício de alimentos diminui consideravelmente.

Para um melhor resultado, orientamos os pais a inserirem esses hábitos também em casa. Algumas dicas que podem ajudar:

- Consumir frutas e legumes todos os dias;

- Evitar o consumo em excesso de doces, refrigerantes, frituras;

- Permitir que a criança participe na elaboração das refeições;

- Deixá-la ajudar a organizar a mesa;

- Fazer das refeições um momento de prazer.

É importante não esquecer que a criança vê, no adulto, um modelo a ser seguido.