A adaptação à escola é sempre um período cheio de dúvidas e inseguranças para os pais. Para que esse processo ocorra de forma mais natural e tranquila é importante considerar e seguir algumas etapas.

- A família precisa estar segura com relação à escolha pela escola. Assim, a adaptação transcorrerá de modo mais seguro e satisfatório.

- Ao escolherem a escola é ideal que os responsáveis façam uma visita detalhada e, se acharem necessário, retornem até que todas as dúvidas sejam esclarecidas. No caso de crianças maiores é interessante levá-las para que participem da escolha.

- Durante o período de adaptação, a família precisa mostrar tranquilidade para a criança, pois é nesse momento que ela precisa se sentir segura em estar num ambiente novo, convivendo com outras pessoas e vivenciando uma nova rotina.

- Nos primeiros dias, os pais devem conhecer a rotina da criança na escola. Dessa forma, poderão observar que há muito em comum com episódios que acontecem em casa, como o choro, o sono ou um incômodo com algo diferente. Esses estranhamentos passarão com os dias. Para isso, é fundamental que os responsáveis sigam sempre as orientações das educadoras de turma e esclareçam as dúvidas que surgirem.

Os pais precisam ter confiança na escolha que fizeram e acreditar que tudo dará certo. Assim, certamente, escola e família estabelecerão uma parceria sólida, forte e importante para a vida escolar da criança.

Tamira Vital Nogueira