Com uma rotina corrida e horários apertados, muitas vezes não nos damos conta de que pequenos afazeres podem ser ricos para a aprendizagem da criança.

Falar sobre o desenvolvimento da autonomia dos pequenos é algo complexo. Muitos pais consideram que algumas tarefas são difíceis para o filho e preferem realizá-las eles mesmos. Contudo, com paciência, ânimo e dedicação, a criança aprenderá a ser responsável por realizar atividades adequadas à sua idade. Os pais podem começar com pequenas atribuições e aumentar, pouco a pouco, o grau de dificuldade.

O momento da organização da mochila ou lancheira do filho, por exemplo, pode ser mais um estímulo para seu crescimento. Ele desenvolverá a sequência lógica de organização, além de aprender a perceber o que é seu.

A criança precisa ter a percepção de rotina e responsabilidade, claro, de acordo com sua idade. Isso a auxiliará, mais tarde, a solucionar situações mais complexas.

Com certeza, os pequenos estão, a cada dia, mais perspicazes e atentos a tudo e aprendendo e desenvolvendo novas habilidades que nos surpreendem.