Hoje, a maioria dos lares tem animais de estimação (cachorro, gato, coelho e outros) com os quais as crianças convivem de forma saudável. Que benefícios os animais podem trazer para elas?

Os pequenos estabelecem com os animais uma relação duradoura e verdadeira de companheirismo e amor incondicional e isso pode ajudá-los na relação com o eu, o outro e o nós. Além disso, crianças que convivem com animais sentem-se mais seguras e protegidas.

Essa relação fortalece também o sistema imunológico das crianças, que se mostram menos suscetíveis a doenças, segundo pesquisas.

Não há uma raça específica que se relacione melhor com os pequenos. O comportamento do animal depende diretamente da educação que recebe do dono. As raças mais comuns e que costumam ser mais dóceis com crianças são shih tzu, maltês, yorkshire, poodle, labrador, cocker, golden retriever e o SDR (sem raça definida).

Sem dúvida, esse convívio entre crianças e animais de estimação é extremamente favorável ao desenvolvimento social e um crescimento saudável dos nossos pequenos.

Roberta.