Quem não se lembra das excursões feitas com a escola? Da ansiedade para a chegada do grande dia, da bagunça e cantoria no ônibus, da oportunidade de sair totalmente da rotina, conhecer lugares diferentes e compartilhar dessas sensações com os colegas de classe?

É fundamental que as escolas proporcionem aos alunos momentos desse tipo, ajudando na formação de um repertório de conhecimento rico e diversificado.

As aulas que acontecem na escola são, sem dúvida, ricas e importantes, mas não oferecem o que as atividades extraclasse se propõem a realizar com os alunos - complementar os assuntos trabalhados em sala e levar o estudante a adquirir uma prática social indispensável, refletindo de uma forma diferente e aprendendo a formar sua opinião de maneira mais completa.

É necessário que os pais compreendam que passeios escolares podem e devem acontecer desde cedo. Por volta dos dois ou três anos os colégios já podem organizar saídas que sejam adequadas a cada faixa etária.

Alguns pais, principalmente aqueles de “primeira viagem”, demonstram insegurança e, por vezes, preferem não deixar que seu filho participe desses momentos. É importante, no entanto, que considerem que o filho estará perdendo um momento único e diferente de aprendizagem. E mesmo que tentem compensar a criança, proporcionando o mesmo passeio em um fim de semana, a dinâmica nunca será a mesma, pois no grupo a criança se socializa, aprende com diversos questionamentos e comportamentos dos amigos, o que não acontece de maneira igual num passeio com a família. Além disso, ao sair com a escola desde cedo, o pequeno começa a acostumar-se com outros ambientes sem a presença de seus pais, aprendendo sobre os comportamentos corretos quando fora da escola, adquirindo responsabilidade, segurança e independência.

Certificar-se da conduta da escola na organização de passeios e excursões pode deixar os pais mais tranquilos. Assim, eles devem verificar as condições da saída escolar: a escolha de um local / estabelecimento adequado, a organização da equipe que acompanhará os alunos com relação à quantidade de profissionais e sua formação, o tipo de transporte e as condições do veículo que conduzirá os alunos, a qualidade da alimentação quando essa estiver incluída, a comunicação da escola com os pais, deixando-os informados sobre o trajeto, momento da chegada das crianças ao local, previsão de retorno etc.

Ensinar, mais do que mera transmissão de conhecimento, é viabilizar momentos de reelaboração dos temas propostos e trabalhados em sala de aula, confrontando-os com o mundo real e compartilhando essa vivência com o grupo, além de articular diferentes áreas de conhecimento, envolvendo diversas disciplinas.

O Colégio Itatiaia oferece constantemente o acesso a ambientes diversificados contribuindo para que o aluno torne-se um ser atuante, criativo, responsável, crítico, além de proporcionar lembranças maravilhosas, que ficarão sempre presentes na memória de cada um .

Escrito por Cláudia Razuk - Diretora das unidades Bela Vista e Campo Belo