A família é o primeiro grupo social no qual a criança está inserida. Assim, é de fundamental importância que esteja presente em todas as etapas do desenvolvimento dela, participando na construção da sua personalidade.

O papel dos pais na participação da vida escolar da criança é imprescindível a fim de que essa entenda e valorize o saber desde a infância.

Os pais podem participar ativamente de diferentes formas, ajudando a criança a tornar-se corresponsável na apropriação do saber. Mas como a família pode compartilhar da vida escolar do filho?

Abaixo, listarei algumas sugestões simples e que fazem toda a diferença na relação família → mundo ← escola:

- inserir a escola nas conversas do dia a dia, valorizando a importância do aprendizado e do conhecimento assim como dos profissionais envolvidos nesse processo;

- proporcionar à criança passeios culturais que instiguem a curiosidade;

- participar, demonstrando interesse, das atividades que a escola envia para casa;

- valorizar a importância da leitura;

- participar das reuniões de pais e de eventos realizados pela escola;

- ensinar a criança a utilizar a tecnologia, de forma responsável, como um instrumento de pesquisa na aquisição de conhecimento;

- respeitar o ritmo da criança e criar uma rotina de estudos.

Escola e família devem ser parceiras num processo de respeito e troca de experiências. Dessa forma, formaremos cidadãos que valorizem a educação e atuem de forma construtiva e crítica na sociedade em que vivem.

Escrito por Priscila Gambale Manetta - Diretora das unidade Parque da Aclimação e Aclimação Liberdade