A autoestima começa a ser construída na infância e alguns fatores são determinantes nesse período, como a atitude dos pais e o meio social em que a criança vive. Além do contato com amigos e familiares, a escola exerce um papel importante no desenvolvimento da autoestima da criança, pois consegue prepará-la para lidar com anseios e frustrações.

Referência em educação infantil desde 1980, o Colégio Itatiaia conta com pedagogos capacitados para dialogarem com os alunos, estabelecendo com eles uma comunicação afetiva, respeitando as diferenças de cada um e reconhecendo suas atitudes positivas. Como tudo o que se faz brincando torna-se mais leve e natural, o colégio estimula a confiança das crianças por meio de atividades lúdicas e divertidas. Nesse caso, as educadoras também deixam os pequenos criarem suas brincadeiras, permitindo que tenham confiança nos próprios atos e pensamentos.

Além do trabalho realizado diariamente pelas educadoras, o Colégio Itatiaia considera quatro aspectos fundamentais para criar filhos seguros e confiantes.

1. - Valorize as qualidades do seu filho - Mostre que ele é capaz de exercer tarefas simples ou mais complexas, valorizando comportamentos positivos através de elogios e incentivos. Lembre-se que também é importante manter o equilíbrio e não cometer exageros em relação a esses estímulos para que o pequeno tenha a real consciência de suas qualidades, mas também de seus limites.
  2. - Estabeleça um diálogo afetivo -  O importante é demonstrar carinho pela criança, respeitando seus sentimentos e mostrando que mesmo  errando, podemos aprender. Dedique um tempo para que as opiniões e dificuldades dela possam ser ouvidas.  Beijos, abraços e brincadeiras que envolvam toque também fazem a criança sentir-se amada e bem aceita.
  3. - Nunca insulte ou fale frases que possam magoar – É preciso estar atento, pois frases destrutivas podem afetar diretamente a autoestima da criança. Muitas vezes, por diversos fatores, os pais não tomam esse cuidado, valorizando excessivamente as críticas.
  4. - Brinque e estimule a imaginação do seu filho - Dar asas à criatividade e brincar de faz de conta são práticas essenciais para obter confiança nos próprios atos e pensamentos.

Experimente trabalhar esses quatro aspectos e se, mesmo tomando todos esses cuidados, você perceber que a criança está apresentando sinais de baixa autoestima, procure ajuda de um profissional para  auxiliá-lo nesse processo. O Colégio Itatiaia está de portas abertas para acolher você e sua família!