Meu filho tem medo do escuro – o que fazer?

Para lidar com os medos infantis, é preciso oferecer segurança à criança e respeitar o temor que ela manifesta.

Sair com a escola – um momento diferente de aprendizagem!

Quem não se lembra das excursões feitas com a escola? Da ansiedade para a chegada do grande dia, da bagunça e cantoria no ônibus, da oportunidade de sair totalmente da rotina, conhecer lugares diferentes e compartilhar dessas sensações com os colegas de classe?

A importância da participação dos pais na vida escolar dos filhos

A família é o primeiro grupo social no qual a criança está inserida. Assim, é de fundamental importância que esteja presente em todas as etapas do desenvolvimento dela, participando na construção da sua personalidade.

O papel dos pais na participação da vida escolar da criança é imprescindível a fim de que essa entenda e valorize o saber desde a infância.

Aprender inglês pode ser divertido!

Diversas são as vantagens da aquisição da língua inglesa na primeira infância. Ao adquirir uma língua adicional nessa fase, a criança potencializa a criatividade, o raciocínio, a concentração e as habilidades de memória.

Adaptação escolar - um momento de aprendizagem para pais e filhos

Após ter levado em consideração as inúmeras questões que envolvem a escolha da escola, que tal listar todos os pontos positivos dessa escolha para sentir a segurança necessária e aproveitar esse momento único com o seu filho? Afinal, um bom começo já é metade do caminho.

Escolhendo a escola para seu filho

A escola é a segunda casa da criança. Quem já ouviu isso e já precisou procurar uma escola para seu filho sabe da importância de uma escolha bem feita e bastante criteriosa, com análise de todos os detalhes. Horários e valores de mensalidades costumam ser as primeiras informações solicitadas, mas verificar outros pontos é muito importante. A seguir, algumas dicas que podem ajudar os pais de primeira viagem nessa tarefa:

Ensinando seu filho a economizar.

A diretora do Colégio Itatiaia (Escola de Educação Infantil  da Aclimação) explica que é necessário esclarecer sobre a real situação financeira da família e dá dicas de como elas podem colaborar.

Ano de recessão econômica, agora mais do que nunca, é preciso economizar. Mais difícil do que ter que fazer cálculos, enxugar orçamentos e cortar os gastos para a família brasileira, é conscientizar as crianças. A diretora do Colégio Itatiaia, Priscila Manetta, orienta e dá dicas aos pais de como educar os pequenos a valorizar o trabalho e o dinheiro que se ganha através dele.

A primeira mala de viagem do bebê...

A primeira viagem do bebê é inesquecível, para os pais! Toda a casa precisa caber dentro de uma malinha onde caberiam apenas mamadeira e fralda, na visão dos corujas. Mas não é bem assim, as coisas do bebê não precisam competir com o restante da bagagem; para não haver erro, é interessante classificar o que é mais usado na rotina do seu príncipe ou princesa.

Uma escola diferente

Aqui criança aprende brincando. Afinal, existe jeito mais gostoso de aprender do que se divertindo?

Foi exatamente assim que o Colégio Itatiaia nasceu. Maria Caroline, dona da escola, quando criança adorava ir para o sitio de seu avô em Itatiaia. Lá ela brincava com seus primos, tinha muita natureza ao redor e a alegria de explorar seu próprio mundo.